100 mil seguidoresLA SALLE

Telescópio da Nasa descobre dois novos planetas

Por VALDIR BIZ em 24/09/2018 às 14:55:26

Um telescópio orbital desenvolvido para detectar mundos fora do sistema solar descobriu dois planetas distantes nesta semana.

Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito da Nasa, conhecido como Tess, foi lançado em abril no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, em uma parceria do governo americano e da empresa de exploração espacial SpaceX.

As primeiras descobertas do Tess desde o lançamento são "super-Terras" e "Terras quentes" em sistemas solares a não menos de 49 anos-luz de distância.

A missão, que custou US$ 337 milhões e deve durar dois anos, almeja ampliar o catálogo dos chamados exoplanetas, mundos que circulam estrelas distantes, conhecidos pelos astrônomos.

Embora os dois planetas sejam quentes demais para comportar vida, a vice-diretora de ciência do Tess, Sara Seager, acredita em muitas outras descobertas deste tipo. "Teremos que esperar para ver o que mais o Tess descobre", disse.

Tess foi concebido para herdar o trabalho de seu antecessor, o telescópio espacial Kepler, que descobriu a maior parte dos cerca de 3.700 exoplanetas documentados durante os últimos 20 anos e que está ficando sem combustível.

A Nasa espera localizar milhares de mundos até agora desconhecidos, talvez centenas deles do tamanho da Terra ou "super-Terras" - não maiores do que duas vezes o tamanho de nosso planeta.

Acredita- se que nestes é mais provável encontrar superfícies rochosas ou oceanos e, por isso, eles são considerados os melhores candidatos para a evolução da vida. Cientistas acreditam que futuramente o Tess ajudará a catalogar ao menos outros 100 exoplanetas rochosos para estudos.

Fonte: Yahoo/Leia Notícias

100 mil seguidores - 2LA SALLE 2