LA SALLE100 mil seguidores

CBF firma acordo para apoiar desenvolvimento do futebol cubano

Por VALDIR BIZ em 14/09/2018 às 14:17:27

Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação de Futebol de Cuba (AFC) firmaram um convênio, apoiado pela Fifa, que prevê a cooperação das entidades para o desenvolvimento do futebol no país caribenho. A assinatura do acordo foi realizada em um hotel na cidade de Havana, capital cubana.

Secretário da AFC, Jesus Pereira representou o lado local, enquanto Walter Feldman (foto), secretário-geral da CBF, foi o enviado pelo Brasil. Além disso, em nome da Fifa, estava presente Jair Bertoni, que comanda as Federações membros do órgão na América do Sul.

"Sem dúvida, essas ações contribuem para o nosso desenvolvimento, por isso, em nome do Inder e Comitê Olímpico Cubano, quero agradecer-lhe por esse esforço conjunto, que vai ajudar os cubanos na maioria dos esportes, especialmente no futebol", disse Pereira durante a assinatura do convênio.

"Esta é uma visão a longo prazo e os frutos serão colhidos nos próximos quatro anos. Queremos que este empenho de destinar recursos para uma colaboração como a que começamos em Cuba não fique só no desejo ena vontade", afirmou Feldman.

O principal objetivo da parceria é fazer com o que o futebol cubano cresça nas áreas de capacitação e arbitragem, segundo Bertoni. Outra meta é que, aos poucos, jogadores e treinadores do país caribenho comecem a figurar nas competições brasileiras.

Com todas as 15 províncias representadas nos 16 times que disputam a elite nacional, o futebol tem caído no gosto da população de Cuba, que tem como principal esporte o beisebol. No entanto, a seleção nacional vive seu pior momento desde 1993 ao ocupar apenas a 180ª posição entre as 211 nações no ranking da Fifa.

Fonte: Yahoo!/Leia Notícias

100 mil seguidores - 2LA SALLE 2